Slide background

Extremamente comum durante a gravidez, mas que preocupa as mulheres durante o período gestacional são as náuseas e vômitos que ocorrem com maior frequencia no início da gravidez. Variam de leves a graves, podendo levar a  perda de peso importante, desidratação e perda de eletrólitos fundamentais ao bom funcionamento do metabolismo materno.

As variações hormonais próprias da gestante são apontadas como a principal causa. Aspectos emocionais também parecem influenciar o aparecimento ou agravamento da condição.

Quando os sintomas são muito intensos, outras causas devem ser investigadas e afastadas, como úlcera gástrica, alterações metabólicas, desordens intestinais, dentre outras.

O uso de medicações específicas ajuda no controle, e a orientação alimentar é fundamental e se baseia em maior frequencia de refeições, com alimentos mais leves, menos gordurosos e menos doce. Alguns casos mais graves exigem internação e maiores cuidados.

O apoio psicológico e o tratamento precoce de náuseas e vômitos durante a gravidez são a melhor maneira de evitar os casos graves desta condição e, consequentemente, diminuir risco de prejuízo para mãe e filho.