Slide background
Slide background

Momento especial na vida de uma mulher, a gestação promove transformação do corpo e depende de bem estar físico e emocional da mãe para uma evolução saudável. Acompanhamento médico criterioso, alimentação equilibrada e atividade física adequada contribuem para o sucesso da gravidez e garantem o desenvolvimento normal da criança.

Questiona-se muito a respeito de exercício físico, que é muito importante ajudando a diminuir o ganho de peso, inchaço e dores lombares. Porém, é recomendável que se tomem alguns cuidados como, por exemplo, uso de roupa adequada e garantir a hidratação.

Mulheres que já estão habituadas à prática de atividade física pode mantê-la com intensidade moderada. Para aquelas não habituadas, o ideal é iniciar com atividade mais leve e de menor impacto, como hidroginástica, natação e ioga. Exercícios de intensidade leve a moderada durante uma gravidez não complicada podem promover melhora na flexibilidade e resistência, sem riscos de lesões, complicações na gravidez ou para o feto.

Poucas situações contra indicam a prática, como trabalho de parto prematuro, cardiopatia e crescimento fetal restrito. Portanto, a orientação e liberação de um médico é mandatória, ajudando na promoção de benefícios para a saúde materna e fetal.